top of page

OBSERVAÇÕES GERAIS PARA EMULADORES:

OBS1: PROGRAMAS GERAIS => De uma forma geral, os emuladores precisam dos programas Direct X (o mais atual possível ou compatível com seu sistema, VCredist (32bits ou 64bits de acordo com seu sistema) e arquivos .dll.


Você saberá da  necessidade principalmente quando ao se tentar abrir o emulador o mesmo não abrir e transmitir numa janela a  ausência do programa ou arquivo.

 

Aconselho ter antecipadamente os programas Direct X e Vcredist, mas os arquivos .dll só se saberá qual o necessário quando o emulador acusar e varia de emulador pra emulador.

 

Links para downloads:

 

DirectX

 

Vcredist 32bits / Vcredist 64bits

 

Arquivos .dll

Obs: No caso dos arquivos .dll, ponha o nome do arquivo pedido na pesquisa do google e siga as orientações do site.

 

OBS2: CONTROLES => eu recomendo o programa Joy to Key, que é compatível com emuladores em geral (pelo menos comigo funcionou em todos os emuladores dos diversos consoles). Na minha opinião ele  é melhor e mais versátil que o Xpadder. E o Motion Joy é que eu não aconselho a ninguém mesmo (ele é de uma produção chinesa e quando eu instalei-o, ele desfez os drivers do meu computador, pense na dor).

 

Quanto ao GamePad em si, ou seja, o Joystick, basta instalá-lo e configurar os botões ao padrão do configurado no programa Joy to Key. (eu uso o Multilaser, mas o mau do Joystick em geral é que eles tendem a descalibrar com pouca duração de tempo, como foi com o meu, e ficam "controlando-se sozinhos").

OBS: Se por sinal alguém souber de uma marca duradoura, por favor, avisem-me pelo comentário abaixo.

 

 

Link pra download do programa de Joypad:

 

http://www-en.jtksoft.net/download

 

http://www.baixaki.com.br/download/joytokey.htm

 

OBS3: SAVE/LOAD => Existe duas formas de salvar/carregar o jogo. Pelo próprio emulador em si (disponível na opção File do sistema do emulador) e pelo ícone de save/load que o jogo internamente disponibiliza como se fosse salvar/carregar pelo "memory card/battery" que o console dispõe.

 

Eu aconselho sempre salvar pelos dois modos, pois nunca se sabe. Às vezes quando se salva pelo emulador pode dar algum tipo de erro em que o save pelo "memory card" seja um "porto-seguro" para retomar o jogo no ponto mais próximo (ou menos longe, rsrsrsrs) ou vice-versa também.

 

O único emulador que eu não consegui salvar/carregar pelo sistema do emulador foi o do Dreamcast, ou seja, só salvar/carregar pelo "memory card" do console. 

 

OBS4: GUARDAR ARQUIVOS COMPRIMIDOS => Não excluir os arquivos comprimidos dos emuladores e roms/isos => Eu aconselho principalmente deixar os arquivos comprimidos do emulador guardados (e seus programas auxiliadores também), pois pode-se ocorrer erros dos emuladores (não me pergunte em si o porquê de fato) ou do programa, e uma reextração para reinstalação pode ajudar muito! Já para as roms e isos eu aconselho fazer isso para as isos principalmente do sega saturn ou também pode-se criar umas 2-3 cópias dos arquivos(ou pasta) do jogo para tentativas e ao conseguir, excluir as imprestáveis.

 

OBS5: BIOS => Tem emuladores que só funcionam com BIOS, como é o caso do PS1, PS2 e o Dreamcast. Os outros de forma geral não presisam para executá-lo. Mas pra que servem? Bem, eles mostram as telas de abertura do console ou/e podem fazer uns ajustes no sistema do emulador e também alguns jogos precisam dele para poder ser emulado.

 

Dá pra se encontrar as bios no google e em site que fornecem roms/isos também. 


Exemplos:

Ex1: No GBA eu tava jogando Breath of Fire 2, e  na metade da história, ocorreu um erro, travou e se fechou. Quando abria o emulador ele funcionava, mas dava uma mensagem de erro acusando que  precisava da BIOS e BF2 ainda continuava travando na mesmaparte. Eu reextrai o arquivo do emulador  e instalei a BIOS  e acabou mensagens de erro e pude seguir com BF2 em diante com a dica da OBS3.

 

Ex2: No NDS o jogo Lufia ficava com imagem duplicada sobreposta uma a outra. O BIOS corrigiu isso. ​Mas pelo que percebi, o modelo de emulador mais recente sem BIOS não está com esse problema neste jogo, porém aconselho a tê-lo no emulador.

 

Ex3: No Sega Saturn o jogo Astal, além de ter que marcar uma opção no sistema do emulador, só funciona com a BIOS.

 

OBS6: SITES ONDE BAIXAR JOGOS => Eu aconselho baixar jogos nos sites COOLROM, EMUPARADISE E THEISOZONE. Eles estão na sequência de rapidez do seu servidor para realizar downloads. Normalmente os jogos vêm bons e quando não vem em um, eu  me recorro ao outro. De fato foi uma RARIDADE eu ter ido a outro site além dos três para baixar algum jogo. E para jogos PSP aconselho o EMUPARADISE e o SONYISOS.

 

Links dos sites nas opções de ROMS/ISOS:

 

http://www.coolrom.com/roms/

 

http://www.emuparadise.me/roms-isos-games.php

 

http://www.theisozone.com/

 

http://www.sonyisos.com/ 

 

OBS7: JOGOS COM TELA ESCURA OU BRANCA => Às vezes (bem raramente...) têm jogos que ficam como se não aparentassem estar funcionando, mas ao apertar alguns botões de controle do emulador, ele é ativado!

 

Ex: Mega Man X Maverick Hunter (tela preta) e Brave Story (tela branca) que são de PSP e uma vez baixei Night Into Dreams de Sega Saturno que também ocorreu o mesmo (tela preta).

 

OBS8: PROBLEMA NA EMULAÇÃO --- ISO OU EMULADOR? => Se o jogo passou pelos devidos processos conhecidos para rodar no emulador, e não deu certo, o problema pode estar no modelo do emulador (mas às vezes pode ser a iso/rom do jogo em si ou o formato em que ela foi disponibilizada).

 

É sempre bom ter os seus diversos modelos e tipos guardados pra testar a iso/rom e verificá-la se ela está com defeito ou se é a funcionalidade do emulador. Às vezes, nem sempre o modelo de emulador mais atual/recente é o melhor, pode ter certeza.

 

 

OBS9: MEMORY CARD/BATERY LOTADOS => Pode ocorrer de se salvar muitos jogos no "memory card/battery" do emulador e ele ficar lotado. Caso não haja "saves" que se queira desfazer/deletar, pode-se fazer uma cópia da pasta e arquivos do emulador. Por isso é bom ter os arquivos comprimidos do emulador sempre guardado ou ainda fazer uma cópia dele antes de executá-lo pela primeira vez.

 

 

Caso o emulador exija roms/isos na sua pasta interna de roms, é só deslocar os jogos que se quer para esta pasta.

 

 

Outra coisa que também pode se fazer é copiar arquivos de save na pasta interna de savestates/battery/memory card do emulador  para o outro emulador copiado/gerado.

 

Isto pode ser útil quando um emulador dá problema sem volta e tem que fazer outra cópia (como dito acima). Para não perder os "saves" ao se deletar o emulador, pode-se transportar para essa nova cópia do emulador (na pasta de saves). E no caso, o "novo emulador" reconhecerá esses saves normalmente. Porém tenha em mente que pode haver incompatibilidades para modelos diferentes do mesmo tipo de emulador. Têm emuladores que sim e têm outros que não. O Desmune, emulador do NDS é mais prático e versátil, já o Dolphin não.

Então de preferência faça esse procedimento no mesmo modelo do tipo do emulador.

 

Isto também pode ser útil para dar o save que você tem pra um amigo/alguém que queira continuar do ponto de  onde você parou, seja porque deletou o emulador ou o perdeu de alguma forma.

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page