top of page

EMULAÇÃO DO SEGA SATURNO:

Procedimentos:

 

Ao abrir o emulador, a principal opção que utilizaremos é o option, as restantes "não tem importância".

 

Obs: Ao iniciar o emulador pela primeira vez, a tela ficará preta. Defina a unidade do driver virtual desejedo e as outras configurações (será mostrado mais adiante). Na maioria das opções marcadas ou desmarcadas surge uma janela: "Message: SSF???????", não se preocupe, isso é normal.

 

Obs: Se o driver virtual estiver montado e o emulador estiver associado à unidade do driver virtual, automaticamente o emulador processa o jogo sem você comandar.

 

Obs: Em File (1º comando) as opções mais usáveis são Save State e Load State, que serve para salvar e carregar o jogo pelo Emulador em si. Porém o emulador também processa o save e load pelo ícones de save/load do jogo em si por meio do cartridge, que é o save/load como se fosse o console.

 

1.0 - Em option, as opções que escolheremos são option, window size e grafich.

 

1.1 - Window size é o tamanho da tela, fica à sua escolha e pode ser alterado durante execução do emulador sem ter que reiniciá-lo .

 

1.2 - Grafich: pode deixar tudo marcado. De forma geral elas tiram alguns elementos visuais do jogo. E podem ser alteradas durante a execução do emulador sem ter que reiniciá-lo. Bom, eu particulamente  acho desnecessário, mas sei lá, pode ser que um dia "ajude" ou seja "interessante".

 

1.3 - Em Option existem 9 opções, mas falarei das 4 principais:

 

1.3.1- Peripheral:

Principais opções:

 

Obs: As opções bios e st-v bios eu aconselho nem a você nem se importar, pois o bios do saturno pelo que percebi, só faz mostrar tela de abertura do console. Porém caso você se depare com algum jogo que trave e o emulador trave a bios, então utilize-a (pelo menos só ocorreu comigo uma vez, e nem foi no emulador sega saturno, foi no gameboy advanced).

 

CD Driver: Serve para você definir a unidade virtual que será utilizada, no caso se escolherá a unidade do driver virtual que a imagem do jogo está montada.

 

Cartridge: é tipo o "memory card" do saturno para salvar(save) e carregar(load) o jogo. Escolha a opção: 4Mb RAM Cartridge.

 

Area Code: de acordo com a origem/região de fabricação do jogo, tem que se escolher nesta seção.

 

Porém percebi que esse modelo do emulador que mencionei reconhece automaticamente. Mas mesmo após os procedimentos necessários dos programas para emular o jogo não funcionar, tente essa opção.

 

Obs: Para saber a região do jogo, há um programa que o faz isso. É o SatHeader.

 

Link para download: 

http://saturncovers.free.fr/rysley/pds-download/out.php?id_lien=8

 

1.2.2 - Screen:

 

Principais opções:

 

Scanline: ela faz a tela ficar com listras cruzadas. Eu ainda não vi isso prestar em nenhum emulador.

 

Não precisa marcá-la, só se lhe agradar.

 

Auto Field Skip: marque esta opção. Sem ela as cenas CG do jogo ficam mais lento, mas em contrapartida o jogo em si fica rápido.

 

Bilinear Filtering: ela altera levemente na nitidez/contraste da imagem.

 

Obs: Essas três opções podem ser alteradas no meio da execução do emulador sem ter que reiniciá-lo.

 

Stretch Screen (em full screen essa opção retira faixas pretas nas laterias da tela) e Full Size e outras opções eu não percebi diferenças, e também não consegui  deixar em full screen para notá-las (pelo menos no window size não tem essa opção).

 

1.2.3 - Sound:

 

Pode deixar o padrão e não tem muita coisa nesta opção.

 

1.2.4 - Controller:

 

Port1: Direct Conect e no Player1: A  => Game Pad e basta definir como agrada-o (clicar em "Redefine" e aperte o botão do teclado desejado para sua ativação).

 

OBS: As outras opções dentro da Aba Option (geral) pelo menos olhei rapidamente e não percebi diferenças. Mas se eu conseguir perceber eu posto.

 

Links dos site de emulação adicionais:

 

http://wavegamer.wordpress.com/2013/01/02/sega-saturn-guia-de-configuracao-do-emulador-sss/

 

http://www.retrobits.com.br/tutoriais/emulando-sega-saturn-com-o-ssf

 

 

bottom of page